Alô, pessoal.
 Bem, há um certo tempo atrás um tal de MR Removed começou a aparecer por todas as páginas e blogs de K-pop. E eu estava apenas esperando para fazer uma postagem sobre isso.

Mas, o que é isso, Ronaldo?

 Basicamente, é um programa que retira os vocais de fundo e a música, deixando apenas a voz do cantor (mostrando quem usa ou não playback e afins).

Vejamos alguns:
 Sixth Sense - Brown Eyed Girls

Um dos meus preferidos. Como podem ver, não tem muita diferença delas cantando com o MR removed e sem. Uma ou outra desafinação, mas sempre tem. A vocalista principal, JeA, e seu alto potencial vocal continuam ali, não somem, diferente de alguns idols. E o que foi aquela sequência de high notes com a Ga In e a Narsha? Muito boa também. Não há muito o que dizer sobre, diferente de...
SISTAR - I Swear e Touch my body

Fiquei muito decepcionado aqui e um tanto confuso. Cadê a afinação da Hyorin? Cadê o fôlego? Cadê as vozes das outras? Depois desse susto, fui ouvir músicas mais antigas que essa, como Touch my body, e os vocais estavam muito melhores. Fiquei sem entender. Elas cantavam mal somente nessa música? Ou algo aconteceu com a voz delas? Ou os vídeos de I Swear não foram bem feitos? Em Touch my body, apenas Dasom está meio ruinzinha - embora tenha cantado com jeitinho. Em I Swear todas estão ruins. Mas continuam sendo um de meus grupos favoritos...
Hyuna - RED


Os que leram minha última postagem, sabem que a Hyuna é meu guilty pleasure e que Red é uma das minhas favoritas. Hyuna tem um baixíssimo potencial vocal, na minha opinião. Fora que nessa música, me pareceu que ela não tava conseguindo acompanhar o ritmo (Tipo a gente quando tenta cantar em coreano e sai aquela coisa maravilhosa). Várias partes ela nem tentou cantar, concentrando-se em dançar apenas. Não digo que me decepcionei, até porque suspeitava que ela não cantava de verdade. Mas Red ainda é uma de minhas favoritas...

Super Junior - Mamacita

Ê MAMACITA NÊGA AIAIAIA EHUEHE.
 Bem, não tenho o que reclamar dos garotos do Super Junior...Não por eu gostar deles, mas porque realmente não tem o que dizer de negativo sobre os vocais deles. Todos cantam em conjunto. Todos tem ótimas vozes e uma habilidade vocal excelente. Não desafinam em nenhuma parte, mesmo nas high notes.

EXO-K - Overdose


EXO é outra das boys bands que gosto. Não consegui achar um vídeo que o áudio tivesse uma qualidade melhor para podermos ouvir as vozes dos rapazes com mais clareza, perdão. Arrisco a dizer que eles e o pessoal do SJ estão em um nível quase igual. Claro que os do SJ tem mais prática e tudo mais, mas os do EXO são tão bons quanto. Não tenho muito o que reclamar também, uma ou outra desafinada, igual as garotas do Brown Eyed Girls.

KARA - Mamma Mia e Damaged Lady

Minha maior decepção...KARA não é um dos meus favoritos. Nem um dos que eu mais ouvia. Mas as músicas delas são tão boas, e as vozes no estúdio são lindas, me surpreendi com elas ao vivo. Baixa potência e capacidade vocal, muitas desafinadas, falta de fôlego. Fui procurar outras músicas delas com o MR removed, e achei Damaged Lady, que está mais apresentável e ouvível. Mas mesmo assim, o susto foi grande.

T-ARA - Sugar free

Os que acompanham T-ARA há um tempo e ouviram vídeos mais antigos delas com o MR Removed, podem perceber uma boa evolução vocal. Até mesmo Qri está cantando e, numa boa parte das apresentações, ela sequer abria a boca. Acredito que, como a Soyeon é a vocalista principal, ela devia treinar mais a respiração, percebam que as high notes são deixadas para as outras meninas, Eunjung principalmente. E uma boa parte da música nem é cantada por ela, sendo que as que mais cantam são Jiyeon, Hyomin, e Eunjung. Creio que o motivo seja sua certa falta de fôlego. Mas está ótimo, evoluíram muito desde a última música lançada.


E é claro que não podia faltar...

Ailee - Don't touch me


Não preciso dizer nada, não é? Ailee é uma das melhores e mais habilidosas vocalistas do K-pop atual. Sua voz é elogiada por todos os cantos e emociona qualquer um, mas...sinto que ela perdeu um pouquinho de sua potência vocal nesse comeback. Todos estão cientes da sua ligeira perda de peso e de seu medo que isso interferisse no seu canto. Coisa que eu acredito que aconteceu um pouco. Não chega a fazer uma mudança absurda em seu canto, mas algumas high notes foram mais fracas que as de U&I, por exemplo. E estavam num nível parecido. 
Mas, como eu disse, nada muito alarmante ou que dê para perceber muito, continua tendo uma voz maravilhosa e um talento incontestável.


Vale a pena lembrar que a habilidade de cantar ao vivo não é a única que conta como talento, e que todos estavam dançando (já tentou dançar e cantar? É muito difícil). Vi alguns comentários em que uma boa parte dos cantores que coloquei aqui eram criticados por não conseguir cantar em público. Não sei se todos que estão lendo já se apresentaram alguma vez com um número de dança ou uma peça, mas os que já fizeram isso, sabem que a pressão é enorme, e que é difícil ter um bom desempenho...sei que isso não justifica algumas coisas - talvez a maioria - mas...É apenas um pouco decepcionante "descobrir" a possibilidade de seus grupos favoritos serem Britneys Spears da vida.